sexta-feira, 6 de abril de 2007

SQL

Dando continuidade as aulas sobre banco de dados, discutimos sobre Linguagem de Consulta Estruturada- SQL. A linguagem SQL é uma linguagem de consulta, de definição da estrutura e modificação de banco de dados. Além de ser um meio de definição para especificação de restrições de segurança. Essa linguagem é constituída de diversas partes e, dentre elas, a parte de Autorização e Integridade me chamaram a atenção. Isso porque no Banco de Dados da Clínica Médica que devemos montar, os clientes terão de ter acesso a esse banco para verificar horários disponíveis e agendar sua consulta. Assim, pela Integridade, atualizações não permitidas serão bloqueadas e, pela Autorização, você pode especificar os direitos de acesso e possíveis visualizações e relacionamentos.
Para compreendermos a estrutura básica da SQL, aprendemos utilizar alguns termos de consulta em um banco de dados criado pela professora sobre Cia Aéreas. Dentre as expressões mais comuns e simples da linguagem de consulta estão select, from e where. Entretanto, apesar de simples elas permitem uma consulta bem filtrada e de fácil compreensão. A expressão Select se refere ao campo a ser pesquisado, a expressão From se refere a tabela em que esse campo se localiza e a expressão Where se refere a possíveis restrições a serem feitas a essa consulta. Como exemplo, poderíamos consultar, utilizando Select, o nome dos passageiros de uma tabela específica, com auxílio de From e, restringir essa pesquisa aos passageiros que moram em determinada cidade, com auxílio de Where. Você ainda, pode utilizar vários comandos para tornar a busca mais específica. Esses comandos podem parecer complicados a primeira vista, mas depois de utilizados eles se tornam simples e de importante utilidade, pois permitem relacionar mais de uma tabela e ordenar a busca. Para ordenar a busca em ordem ascendente, por exemplo, pode-se utilizar a expressão Order by.
Enfim, para entender melhor os comandos, nada melhor que a prática e é esse o próximo passo de nosso trabalho, pois teremos que utilizar os comandos certos para promover uma busca adequada ao nosso banco de dados da Clínica Médica.

Um comentário:

Renata S. S. Guizzardi disse...

Oi Rafaela,

Isso aí, SQL é uma linguagem simples, mas poderosa! Que bom que você gostou de aprendê-la.

Eu observei dois errinhos de digitação em uma mesma frase do resumo:

- A lingugem SQL é uma lingugem de consulta, de defenição da estrutura e modificação de banco de dados - correções: linguagem e definição

Posso te pedir um favor? Lembre a seus colegas que nessa sexta, faremos o exercício de SQL com o BD da clínica médica e, portanto, todos devem estar com seus BDs em sala, ok? Ah, a aula é em laboratório. Obrigada!

Um abraço,
Renata