Criar um banco de dados não é tarefa simples e por isso necessita de profissionais qualificados para realizá-la. Essa tarefa se torna complexa, pois para se criar uma base, é necessário entender perfeitamente os dados que devem a compor, como eles se relacionam e utilizar as ferramentas adequadas. Esses dados devem ser estruturados de forma a passar a informação desejada claramente. Caso, os mesmos não sejam estruturados de forma adequada, possíveis problemas surgirão, pois a informação gerada poderá estar errada e incompleta. Isso gerará sérios danos para a empresa que irá utilizar essa base, tais como, perdas financeiras.
Nessa aula, fomos designados a montar um Banco de Dados para uma clínica médica, com quatro médicas, que atendem das 08:00 às 18:00hs, com consultas de 30 em 30 minutos. Sendo que os próprios clientes poderão verificar os horários disponíveis para consulta e agendá-la. Ou seja, esse banco de dados que estamos criando é para um Sistema de eCommerce. Para estruturar o mesmo, estamos utilizando Microsoft Access. Dessa forma, estamos aprendendo apenas uma ferramenta, o que não nos torna aptos para criar bancos de dados, em detrimento de um profissional qualificado. Aliás, pudemos perceber que há várias formas de estruturar um banco, mas existem algumas que tornam a leitura do mesmo mais facilitado e minimizam os problemas na inserção de novos dados. Além disso, nesse caso, a informação a ser gerada por esse banco deve estar correta e estruturada de forma clara, pois os próprios clientes terão acesso. Informações a respeito do desenvolvimento dessa base de dados, bem como a sua conclusão estarão nos próximos posts dos resumos de aula
Um comentário:
Oi Rafaela,
Bom resumo! Dá pra notar que você está aprendendo bastante sobre bancos de dados. Realmente, não é uma tarefa muito simples... Por isso, requer muita atenção, além de conhecimento e metodologia adequada.
Um abraço,
Renata
Postar um comentário