sexta-feira, 23 de março de 2007

Submarino, Buscapé e Ebay/ Fast Commerce


Ao visitar os sites Submarino, Buscapé e Ebay, percebi que há diferenças no modelo de negócios entre eles. O Submarino é uma loja tradicional virtual que vende produtos de diferentes marcas. Enquanto, o Buscapé, apresenta produtos de diversas lojas, o que possibilita ao consumidor escolher entre uma gama mais extensa de produtos com diferenciados preços. Já o Ebay é um site de leilão virtual, em que o usuário pode tanto comprar quanto vender os seus produtos.

Dessa forma, uma das vantagens de se comprar algo no Submarino, é poder escolher entre as várias marcas, geralmente muito boas, por um preço inferior a uma loja de comércio não virtual. Além, de poder comprar através do cartão de crédito com segurança, optar por um sistema de pagamento facilitado e contar com um sistema de busca eficiente. Entretanto, há uma desvantagem, no que se refere as lojas de comércio eletrônico como o Buscapé que oferecem produtos similares de diferentes lojas e às vezes por preços ainda mais acessíveis.

Já no Buscapé, a vantagem está em poder buscar produtos de várias lojas, escolhendo o melhor custo benefício. O site também possui uma busca rápida. Entretanto, como o Buscapé apenas apresenta os produtos, maiores informações estão nos links das referentes lojas e, portanto, as informações sobre esses produtos nem sempre são claras. Devido a isso, o site não garante que as informações que apresenta são verdadeiras.

Em relação ao Ebay, as suas vantagens estão em poder comprar quanto vender, poder obter um histórico do vendedor e adquirir um produto a baixo custo. Entretanto, não há nenhum tipo de garantia de entrega e qualidade do produto. Além disso, como existem muitos vendedores e compradores, o site não se compromete com as informações passadas. E esses vendedores podem colocar informações duvidosas e incompletas.

Com relação ao sistema de segurança dos sites, percebe-se que em todos eles, as informações dos usuários não são fornecidas a terceiros. O submarino e o buscapé podem instalar cookies, que são identificadores alfanuméricos para o driver de seu computador para possibilitar o reconhecimento do seu browser pelo sistema desses sites. No submarino, ainda, as informações são codificadas pelo software SSL, então toda a informação que trafega pela rede é criptografada. Além disso, o submarino também possui certificado Verisign e permite ao consumidor comprar com cartão de crédito com toda a segurança. No Ebay, no caso dos EUA pode-se utilizar o sistema de pagamento Paypal, em que se o consumidor for enganado pelo vendedor, o valor que o consumidor pagou será debitado da conta do vendedor.

Com relação à identificação da necessidade do consumidor, percebo que o Submarino está mais adequado, pois como é a sua loja que vende os produtos, há vários anúncios de diferentes produtos logo na página inicial do site. Já em relação à seleção do produto, todos os sites estão adequados, pois estão divididos em categorias de produtos. Já com relação à seleção do fornecedor, o submarino é o próprio vendedor, enquanto no Buscapé e Ebay o fornecedor pode ser escolhido pelo usuário. Entretanto não há garantia de que as informações dos fornecedores estejam adequadas. Com relação à negociação, o submarino já deixa claro sua forma de pagamento. Já no Ebay você participa de um leilão e no Buscapé, você oferece sua proposta aos fornecedores. A compra e a entrega no submarino são feitas com maior segurança, pois tudo é feito por eles. Já no Ebay e Buscapé, tanto compra quanto entrega deverão ser negociadas com o devido vendedor (loja ou pessoa física). Além disso, todos os sites possuem um sistema que permite ao consumidor mostrar a sua satisfação na compra. Entretanto, o submarino permite avaliação pré e pós compra. Já o sistema do Ebay é lento e ineficiente para estrangeiros.

Outro endereço eletrônico que visitei foi o Fast Commerce, que é um site de aplicação da Web em que os lojistas criam e mantêm seus sites, onde podem administrar estoques, preços e pedidos. Para analisar a funcionalidade do site, resolvi observar a Loja Virtual de Flores disponível no mesmo. Para montar uma loja como essa, o administrador precisa configurar a página inicial de sua loja, colocando fotos de flores e links que chamem a atenção do comprador. Também deve criar uma página com as seções do produto, como Dia dos Namorados, Dia das Mães, entre outras. Devem ainda, colocar disponível, possíveis lançamentos da loja e promoções. Além disso, o site deverá apresentar páginas para que o consumidor possa fazer o seu pedido, possa se conectar com algum atendente da loja e possa ter eventuais dúvidas sanadas. Ou seja, o administrador deve apenas configurar o site, pois o Fast Commerce já possui o site da Loja de Flores, como no caso, totalmente estruturado. É válido ressaltar, que para que o administrador possa configurar seu site, ele deve se cadastrar no Fast Commerce.

Os Lojistas cadastrados também poderão contar com o auxílio de relatórios administrativos, aos quais somente o administrador terá acesso. Dentre os diversos relatórios disponíveis, achei que o relatório de lucratividade mensal obtida no período, o relatório de comparativo de visitantes e compradores e o de buscas mais freqüentes de produtos, que são de extrema utilidade para o Lojista. Isso ocorre, pois com o relatório de lucratividade, a empresa pode analisar se seu negócio está sendo rentável, cuidar para que os resultados não decresçam, analisar períodos de altas, como no mês do Dia das Mães e períodos de baixa. Dessa forma, a empresa pode programar seus estoques. Já com o relatório comparativo entre visitantes e compradores, a empresa pode perceber se ela está conseguindo fazer com que os visitantes se tornem compradores e analisar o que deve fazer para que esses visitantes se tornem clientes potencias. Além disso, com o relatório de buscas de produtos mais freqüentes, a loja pode verificar qual é o seu principal produto, fazer campanha de Marketing para produtos que não estão sendo tão demandados, selecionar com quais produtos deve continuar e fazer planejamento do estoque, adquirindo maiores quantidades de produtos mais demandados. Dessa forma, pode-se perceber que esses relatórios possibilitam a gestão da Loja.

4 comentários:

Vinícius Simmer disse...

Ae Rafa, ai vai a pergunta. Nestas vc já está o bixo, vai tirar de letra ;)

Relacione custo de transação, assimetria de informação e seleção adversa com os diversos sites de e-commerce como Submarino, Buscapé e Ebay. Analise cada um deles separadamente ou comparativamente.

Renata S. S. Guizzardi disse...

Oi Rafaela,

Como esses conceitos de custo de transação, assimetria de informação e seleção adversa não fazem parte do curso de TI, mas de outro que vcs estão cursando, então peço tb para que vc faça uma breve definição (breve mesmo: se possível em uma ou duas frases) de cada um.

Boa sorte! E parabéns ao Vinícius pela boa pergunta!

Um abraço,
Renata

Rafaela Pinho disse...

Ei Vinícius...
Abaixo segue a resposta para sua pergunta, entretanto não sei se está de acordo com o que vc pensa, pois isso depende da PERCEPÇÃO de cada um em relação aos sites.

Levando em consideração que o vendedor do produto sabe muito mais sobre o mesmo do que o comprador, nós podemos perceber a assimetria Informacional existente entre eles. Essa assimetria gera a Seleção Adversa, pois os compradores e vendedores não têm como determinar a real qualidade do produto, fazendo com que produtos com atributos diferentes sejam vendidos pelo mesmo preço. Assim, o consumidor, poderá comprar um produto de baixa qualidade por um preço semelhante a um produto de qualidade. Na dúvida, ele pensará que os produtos melhores devem ser vendidos a preços maiores e desconfiar de produtos que estejam sendo vendidos por baixos preços. Entretanto, se ele escolhe os produtos com preços maiores, também poderá estar adquirindo um produto de baixa qualidade.

Dessa forma, devido a assimetria de informação, os compradores incorreram em custos de transação para poderem mensurar melhor os atributos dos produtos a serem comprados. Os custos de transação são classificados em custo de busca, de experimentação e de credencial. A busca se refere a procura de informações sobre o produto para que se possa ter parâmetro de comparação, por exemplo. A experiência se refere as próprias experiências passadas na compra do produto ou com o produto. Já a credencial se refere a um tipo de “certificado” da qualidade do produto. Pode ser, por exemplo, baseada na experiência de outros consumidores.

Os sites de comércio eletrônico contribuem para uma diminuição desses custos de transação, pois proporcionam facilidades de busca de informações e às vezes, algum tipo de credencial. Contudo, alguns desses sites proporcionam uma maior redução desses custos, pois fornecem informações mais confiáveis e claras.

Analisando os sites de comércio eletrônico, Submarino, Buscapé e Ebay, percebi que no Submarino, os custos de transação são menores, pois no próprio site estão as características dos produtos que vendem, geralmente com marca reconhecida. Assim, os custos de busca são reduzidos, os custos de experiência dependem de cada cliente, ou seja, se ele já comprou o produto de determinada marca ou se já comprou alguma coisa pelo site. Além disso, possui um tipo de credencial, pois as pessoas que já efetuaram compra de determinado produto no site, deixam sua opinião com relação a satisfação antes e depois de efetuarem a compra. Assim, a assimetria informacional entre comprador e vendedor é reduzida e a possibilidade do comprador comprar um produto ruim pelo preço de um bom, diminui consideravelmente.

Já no Buscapé, também existem bastantes informações disponíveis sobre diversos produtos, que podem ser comprados de diversos fornecedores. Assim, maiores informações sobre o produto desejado devem ser buscadas no site do próprio fornecedor. Note que dessa forma, o custo de busca nesse caso envolve 2 sites e não apenas 1 como no submarino. Além disso, o Buscapé não se responsabiliza pelas informações colocadas no site, pois elas são passadas pelos fornecedores e isso, pode tornar as informações não confiáveis. Situação semelhante ocorre também no site de leilão Edbay, pois as informações também são passadas pelos vendedores, não garantido a veracidade das mesmas. Os custos de experiência para Buscapé e Ebay também se assemelham, pois mesmo que o consumidor já tenha efetuado compra através desses sites, ele não terá tido experiência de compra no site e sim, com um fornecedor. Isso faz com que o custo de experiência desses sites seja maiores que os do Submarino, onde o próprio fornecedor é o site. Com relação a credencial, os sites Buscapé e Ebay possuem uma, parecida com o Submarino, pois os compradores também podem colocar no site sua percepção com relação a satisfação na compra. Entretanto, como no caso da experiência, existem vários fornecedores e o comprador incorrerá em custos maiores, pois deverá olhar o grau de satisfação dos clientes com a compra, para cada fornecedor do produto. É válido salientar ainda que o sistema de avaliação dos clientes pelo Ebay é lento e ineficiente para estrangeiros.

Dessa forma, percebe-se que a quebra de assimetria pelos sites Buscapé e Ebay é menor do que no Submarino. Talvez seja por isso que Ebay e Buscapé ofereçam grandes variedades de produtos, com alguns, a preços inferiores. Mas não necessariamente, os produtos de baixo preço serão inferiores ao de preço maior. Mas como diria Arkerlof, devido a seleção adversa, você poderá estar adquirindo um “Lemon.”

Rafaela Pinho disse...

Renata,...
Tentei responder a pergunta fazendo uma explicaçõa dos conceitos junto!!
Bjus