sexta-feira, 23 de março de 2007

E-commerce, Dell e GE

Discutimos sobre o crescimento do comércio eletrônico na América Latina. Uma pesquisa feita pela América Economia Intelligence (AEI) detectou que alguns elementos devem impulsionar ainda mais o comércio na região. Dentre eles, destacam-se a entrada de jovens no mercado consumidor, o aumento da penetração da Internet, a massificação dos meios eletrônicos de pagamento, o aumento da oferta de produtos on-line e a redução do medo de fraudes e má utilização de dados pessoais. É válido ressaltar ainda, que se notou que usuários de banda larga são mais favoráveis ao comércio eletrônico do que os usuários de conexão telefônica discada. Isso provavelmente ocorre, pois geralmente a conexão discada é mais cara e tende a cair mais. Outro fato interessante destacado, é que os produtos que mais são consumidos são livros, músicas e dvds. Além disso, pode-se perceber também, que a concentração do e-commerce apenas em alguns produtos é uma barreira para o crescimento desse mercado. No Brasil, por exemplo, 63% desse comércio está relacionada a Companhia aérea Gol, ao Submarino a as Lojas Americanas, ou seja, apenas três tipos de comércio.

Também foram discutidos na aula alguns casos como o da Fedex, Dell e GE. Como minha dupla apresentou sobre a Fedex, conforme mostrado no post abaixo, irei falar um pouco sobre os casos Dell e GE.

O caso da Dell tem enfoque no mercado de computadores pessoais, com ênfase na sua atuação no mercado americano. Percebe-se que essa empresa possui uma diferenciação das outras, pois oferece produtos e possibilidades de customização diferenciadas. Além disso, possui uma estrutura de suporte técnico e ajuda através de um Website e tem sua marca conceituada. A Dell também conta com o Programa Afiliado da Dell que, na minha oipnião, é um grande aliado no marketing da empresa. Esse programa consiste na possibilidade de um particular disponibilizar no seu site um link da Dell. Esta por sua vez, controla e paga comissão sobre as vendas que forem realizadas através do link no site do particular.

Outro caso discutido foi sobre o Sistema Cisco, que proporciona ao consumidor a diminuição da burocracia do processo e redução do número de falhas. Já que esse sistema fornece ao consumidor suporte técnico e a possibilidade de fazerem pedidos através da Internet. Isso proporcionou um aumento da produtividade e um aumento do valor agregado do produto

2 comentários:

Renata S. S. Guizzardi disse...

Oi Rafaela,

Gostei do seu resumo! Só tem um engano. A CISCO é uma empresa de tecnologia e não tem nada a ver com a GE.

Um abraço,
Renata

Rafaela Pinho disse...

Ei Renata,
Concertei a parte final do post!!
Acho que agora tá certo!!
Fiz confusão!!
Bjus