Redes de Computadores foram abordadas nessa aula. Uma rede de computadores consiste num grupo de processadores, ligados por um sistema de comunicação, capazes de compartilhar informações e recursos entre si. Observa-se o surgimento das mesmas devido a necessidade de compartilhamento de recursos, a necessidade de um acesso melhor a informações e de comunicação.
A projeção de uma Rede me chamou a atenção, pois o custo, bem como o desempenho e a compatibilidade devem ser analisados neste momento. Outro aspecto interessante, diz respeito ao protocolo, pois todas as atividades da internet que envolvam duas ou mais entidades se comunicando, necessitam de um. Além disso, o protocolo de rede se assemelha ao protocolo humano, pois se trata de transmissão e recepção de mensagens e ações convencionais, a partir do momento que são enviadas.
Sistemas finais de uma Rede de Computadores também são chamados de hosts, pois hospedam programas. Eles utilizam a Internet para se comunicarem. Computadores conectados à internet são considerados sistemas finais. Esses sistemas podem ser divididos entre clientes, como exemplo, se têm os computadores móveis, e servidores, como as máquinas que distribuem páginas da web. Com essas definições, fica mais fácil compreender que um Programa Cliente é um programa que funciona num sistema final. O qual por sua vez solicita e recebe serviço de um Programa Servidor, o qual também funciona em outro sistema final.
Com relação aos Sistemas Finais, ainda, a Internet pode oferecer serviços orientados ou não, para a conexão. No serviço orientado para a conexão, tanto o Programa Servidor, quanto o Programa Cliente enviam pacotes de controle entre si antes de remeter pacotes que serão transferidos. Dessa forma uma conexão é estabelecida entre os sistemas. Enquanto no serviço não orientado para conexão, não há procedimento de apresentação mútua antes da transmissão de pacotes de dados, tornando esse serviço mais veloz e simples. Assim sendo, uma tomada de decisão entre a instalação de um serviço orientado para a conexão e outro não orientado é facilitada com a utilização desses dados.
2 comentários:
Oi Rafaela,
Estou me amarrando em ler seus comentários! Você tá sacando tuuuudooo!!!!
Aqui vão algumas dicas para melhorar a apresentação dos resumos:
- sugiro que ao invés do título ser "resumo aula 23/02", vc prefira algo mais informativo sobre o conteúdo do post, como por exemplo, "Redes de computadores". Fica mais fácil tanto pra um leitor qto pra vc mesma que no futuro, não vai mais lembrar com facilidade o que se passou na aula de tal dia.
- para facilitar a leitura, seria interessante dar uma linha entre os parágrafos. Sabe como é, em textos para web, temos que ter cuidados especiais, já que não é tão natural para nós a leitura na tela qto a leitura de texto impresso.
Qdo puder, dê uma editada nos seus dois resumos e faça essas alterações. Aí vai ficar perfeito!
Agora, uma perguntinha: realmente, os serviços não orientados a conexão tem a vantagem de serem mais rápidos, pois não dependem de mensagem de apresentação. Então, por que a maioria dos serviços da Internet são implementados usando o protocolo TCP, que é orientado a conexão?
Ei Renata,
Pesquisei e aí vai a resposta para sua pergunta:
É que no serviço não orientado para conexão não há apresentação mútua antes da transmissão de pacote de dados, por isso é mais rápido. Entretanto, também não há uma tranferência confiável de dados e, portanto não há como saber com certeza quais pacotes conseguiram chegar ao destino.
Dessa forma, a Internet utiliza um serviço orientado para a conexão por ser confiável.
Bom acho que é por esse caminho..rsrssr
Postar um comentário